8:23:00 PM

A espera de um milagre

Desde 1911, quando iniciou o vestibular no Brasil, não ocorriam muitas mudanças no estilo da prova tradicionalista onde se tratava basicamente da memorização de conteúdos.

Agora, com a nova proposta do MEC, a prova deve deixar de ser cansativa para os estudantes, mas não deve perder o mérito. Por isso, está sendo chamado de “novo ENEM”.

A proposta do novo ENEM, é que a prova seja unificada, isto significa que os alunos poderão tentar o ingresso em mais de uma faculdade com apenas uma nota, mas ficará a critério da Instituição de Ensino Superior adotá-la ou não.

Em se tratando , porém pela opção em adotar ou não o novo ENEM pelas faculdades, os estudantes às vésperas da disputa por uma vaga no ensino superior, correm o risco da angústia por justamente não saber ao certo qual rumo dar aos estudos, uma vez que algumas instituições continuarão com o antigo modelo baseado no tradicional, mas também desejando adotar um modelo diverso, baseado no raciocínio e na vivência do aluno.

Por um lado, as mudanças são necessárias, pois a prova deixará de exigir dos estudantes enorme quantidade de informações para priorizar o raciocínio e a capacidade de solucionar problemas abrangendo as quatro áreas do conhecimento.

A nova proposta do ENEM, com o exame unificado, visa propiciar aos estudantes melhores chances em termos de preparação, já que não precisarão enfrentar àquela maratona como faziam no modelo tradicional, pois a prova é unificada, além disso, o novo ENEM não terá grande impacto na vida pessoal dos estudantes, por justamente poderem realizar um único exame para diversas instituições não apenas no estado onde reside, mas em todo território nacional sem ter que se deslocar.

Quem sairá ganhando também com o novo sistema serão as faculdades, como USP e UNICAMP, pois poderão colocar a disposição dos estudantes as provas em outras localidades e não apenas no estado/cidade sede da sua instituição, garantindo assim atrair um número maior de ótimos alunos e darão continuidade na excelência e tradição por elas oferecidas.

Em contrapartida, há uma preocupação de outras instituições menos prestigiadas, por ficarem com estudantes dos níveis mais baixos.

Contudo, a longo prazo, as chances dessas instituições melhorarem os índices serão maiores, pois o novo exame poderá trazer melhora na qualidade do ensino.

Portanto, tudo indica que o novo modelo do ENEM poderá estimular a melhora do ensino médio e colaborar para que as escolas saiam da decoreba e melhorem a grade curricular das disciplinas proporcionando melhores chances dos alunos saírem realmente preparados para o vestibular, ocasionando chances – se não iguais, mas próximas – para todos alunos em cursar uma faculdade,ou seja, ficaremos na espera do milagre acontecer.

Fonte: VocÊ S/A