1:10:00 AM

Retrato do Professor Brasileiro

Professores que ganham mal, correm de uma escola para outra e atendem várias turmas o dia todo fazem parte de uma imagem recorrente das agruras do ensino básico brasileiro. No entanto, o primeiro censo completo do professor, que será apresentado hoje pelo Ministério da Educação, revela uma situação diferente.


O levantamento é o primeiro feito depois que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) implantou o EducaCenso - sistema em que cada aluno e professor é identificado e tem seus dados individuais acrescentados eletronicamente. Com isso, foi possível o MEC ter os dados de cada docente e onde trabalha. "Existia aquela ideia de que havia um contingente enorme de professores com um, dois, três vínculos empregatícios, o que não é verdade", diz o ministro da Educação, Fernando Haddad.

Veja a matéria completa aqui.

Fonte: Lisandra Paraguassú, de O Estado de S. Paulo, publicado quarta-feira, 27 de maio de 2009.

_______________________________________________________________________________

Censo feito pelo Ministério da Educação aponta que mais de 60% dos professores lecionam em um turno e 40% têm uma única turma.

Clique aqui para ver os dados com a Arte de Pedro Bottino.

Fonte: Estadão (http://www.estadao.com.br) publicado quarta-feira, 27 de Maio 2009, 22h03

12:52:00 AM

Governo lança pacote para melhorar formação de professores

Novo plano do MEC irá oferecer 330 mil vagas em 90 universidades públicas para docentes de todo o País

Amanda Cieglinski, da Agência Brasil

Para solucionar o problema da falta de professores habilitados (graduados na disciplina que ministra), o Ministério da Educação (MEC) lança na quinta-feira, 28, um pacote de medidas para reformar a carreira do magistério.

A principal estratégia do MEC é a criação do Plano Nacional de Formação dos Professores. Serão oferecidas em 90 universidades públicas 330 mil vagas extras para formar os docentes que já atuam na rede e não possuem graduação. Vinte e um estados elaboraram seus planos e encaminharam as demandas de formação às instituições de ensino que começam a capacitação desses profissionais já no próximo semestre. O ministro da Educação, Fernando Haddad, acredita que até 2014 será possível qualificar todos os professores da rede que necessitam de formação.

O MEC repassará às instituições de ensino R$ 1,9 bilhão de recursos extras, entre 2009 e 2014, para custear essa formação.

A formação vai atender três perfis diferentes de profissionais: primeira licenciatura para professores que não têm curso superior, segunda licenciatura para aqueles que já são formados, mas lecionam em áreas diferentes da que se graduaram, e a licenciatura para bacharéis que necessitam de complementação para o exercício do magistério.

Como parte do pacote de socorro ao magistério, Haddad encaminha também ao Congresso Nacional um projeto para alterar a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e determinar como obrigatória a formação em nível superior para todos os professores dos ensinos fundamentais e médio. Hoje a LDB admite formação mínima de nível médio na modalidade Normal para os profissionais que lecionam nos anos iniciais do ensino fundamental e na educação infantil.

"A ideia é criar um ciclo virtuoso para que as exigências para o exercício do magistério sejam ampliadas e nós tenhamos ao longo dos próximos anos uma qualificação cada vez maior, resgatando o papel do professor e a sua função na sociedade", ressaltou Haddad.


Fonte: Notícias Estadão, publicado em quarta-feira, 27 de maio de 2009, 21:06
Veja toda reportagem aqui.